O que é a SST? - Oxigênio e Maquinas Jundiaí
16324
post-template-default,single,single-post,postid-16324,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,woocommerce-no-js,extensive-vc-1.7.7,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,columns-4,qode-product-single-tabs-on-bottom,qode-theme-ver-18.0.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive,evc-predefined-style
 

O que é a SST?

SST

O que é a SST?

A sigla SST Segurança e Saúde no Trabalho se refere a normas e procedimentos de segurança exigidos por lei. . A implementação dessas medidas foi realizada pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego – por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – DSST

A SST passou a ser obrigatória para todas as empresas com funcionários contratados e registrados em CLT. De acordo com o ranking mundial, o Brasil é o quarto país do mundo que mais registra acidentes de trabalho. Sendo assim, os cuidados com a segurança se fazem completamente necessários.

Além de preservar a integridade física dos colaboradores, a SST apresenta uma série de outros benefícios. Confira! 

 

Redução do número de acidentes

Ao implementar as medidas de segurança no ambiente de trabalho, o número de acidentes tende a cair.Com a adoção de medidas de segurança e o treinamento eficiente, a empresa prepara melhor o ambiente e conscientiza os colaboradores dos riscos e dos procedimentos necessários para evitá-los.

 

Diminuição dos riscos

Funcionários bem instruídos possuem habilidades mais desenvolvidas para lidar com situações de emergência. Ouso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – , outra medida da SST, também contribui para oferecer mais segurança para os colaboradores e diminuir os riscos.

 

Qual a importância da SST no mercado de trabalho?

Uma gestão eficaz deve contar com as medidas de segurança certas. Sendo assim, é preciso investir em iniciativas condizentes com a empresa. A  identificação dos riscos faz toda a diferença, pois, a partir do monitoramento é possível aplicar soluções e estratégias específicas.

Essas ações podem antecipar problemas e propor soluções imediatas. Para tal, um técnico ou engenheiro de Segurança do Trabalho deve ser consultad.  Na elaboração do sistema de segurança devem constar a política da empresa, o planejamento, a descrição das atividades-fim e as ações para a melhoria contínua. 

Portanto, para além de ser uma obrigação legal, a SST torna a empresa um local mais seguro e produtivo para os funcionários. Esses, por sua vez, se sentem mais motivados a se dedicar em suas funções. 

 

Gostou do texto? Então continue acompanhando nossas redes sociais e confira outras dicas:

Qual a importância de contar com equipamentos de qualidade na construção civil?

A Oxigênio & Máquinas oferece os melhores produtos para indústrias e residências, acesse nosso site e confira! 

No Comments

Post A Comment