Ferramenta Pneumática, o que é e suas vantagens. - Oxigênio
16077
post-template-default,single,single-post,postid-16077,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,woocommerce-no-js,extensive-vc-1.7.7,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,columns-4,qode-product-single-tabs-on-bottom,qode-theme-ver-18.0.7,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive,evc-predefined-style
 

Ferramenta Pneumática, o que é e suas vantagens.

Ferramenta Pneumática, o que é e suas vantagens.

Você sabe o que é ou como funciona uma ferramenta pneumática? Descubra essas e muitas outras informações como sua aplicação na indústria e vantagens em relação a ferramentas elétricas.

A ferramenta pneumática utiliza o ar comprimido como meio de energia. Este ar é produzido por um compressor que capta o ar atmosférico e, através de elementos mecânicos de compressão, elevam sua pressão, transformando o ar em energia.

Este tipo de ferramenta é apropriada para os campos de aplicação mais variados: reparo de veículos (sendo uma das mais utilizadas a Chave de Impacto Pneumática), indústria de móveis, marcenaria, serralheria, entre outros, tanto para oficinas de reparo quanto para indústrias em geral.

FERRAMENTA PNEUMÁTICA E SUAS VANTAGENS

Em comparação com as ferramentas elétricas, as pneumáticas possuem os seguintes atributos:

  • Simplicidade: possuem estrutura física e funcionamento mais simples do que as elétricas. Por essa razão, elas são muito robustas e não suscetíveis a falhas.
  • Confiabilidade operacional: funcionam sob grandes variações de temperatura, temperaturas extremas (altas ou baixas) e ambiente molhado (mesmo se houver vazamentos no produto). Equipamentos e componentes pneumáticos geralmente mostram pouco desgaste. Por consequência possuem longa vida útil e baixa taxa de falhas.
  • Segurança no trabalho: a vedação existente nas ferramentas pneumáticas permite o uso seguro mesmo em ambientes sujeitos a acidentes elétricos, incêndios, explosões e até mesmo em baixo da água.
  • Proteção contra sobrecarga: mesmo em situações de bloqueio de seu sistema ou queda brusca da pressão, as ferramentas pneumáticas podem sofrer sobrecarga sem serem danificadas. Se a pressão cair demais, o trabalho excedente não pode ser executado. Mas não há nenhum dano para a rede nem para os elementos operacionais. Como o ar comprimido se resfria ao ser liberado durante o consumo, as ferramentas pneumáticas não aquecem.
aplicacoes ferramentas pneumaticas

Fonte: www.metabo.com

Além de várias aplicações, a ferramenta pneumática está sendo cada vez mais utilizadas em oficinas mecânicas. Na hora de apertar ou afrouxar parafusos, estas ferramenta torna o trabalho leve, ágil e seguro. O custo baixo de manutenção, a grande durabilidade e utilidade de uma pneumática faz com que se torne um instrumento essencial quando o assunto é produtividade.

ETAPAS DO PROCESSO

As ferramentas pneumáticas funcionam pela pressão de ar, gerando a força necessária para mover a máquina. A pressão de ar é fornecida por um compressor. A ferramenta tem um mecanismo de bomba movida a gás que força continuamente o ar para dentro de um tanque de aço até que o ar se torne pressurizado. A ferramenta pneumática fica ligada a uma mangueira, que por sua vez é ligada ao tanque por meio de uma válvula de ar.

MANGUEIRA DE AR

O ar que fica no compressor está sob pressão constante, mas possui uma válvula de escape que só é ativada ou aberta quando a mangueira de ar da ferramenta pneumática está conectada. Então, o compressor abre a válvula e libera ar comprimido para a mangueira. O tubo tem uma segunda válvula de libertação de ar na outra ponta, que permanece fechada até que seja ligada à pistola de ar. Uma vez conectada, a válvula é aberta e o ar comprimido é direcionado para a pistola.

COMPRESSOR

A função do Compressor de Ar é compactar o ar atmosférico para ser utilizado pelas ferramentas pneumáticas. Esse ar é armazenado em um recipiente, onde a pressão é gerada automaticamente.

Existem alguns tipos de Compressores de Ar que variam em suas características como método de refrigeração, lubrificação, estágios de compressão e fonte de alimentação. Na área de aplicação profissional e industrial, são mais usados os Compressores de Pistão Compressores de Parafuso.

compressor de ar schulz ferramentas gerais

Compressor AR Trifásico / 220/380V

FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS: TIPOS MAIS COMUNS

Podemos classificar as ferramentas pneumáticas em três grupos: Ferramentas de Bico (bicos de sopro e jato, pistolas de pintura) Ferramentas de Impacto (Chave de Impacto, Martelo de demolição, Martelo rebitador, Grampeador, Pregador) e Ferramentas Rotativas (toda ferramenta pneumática que possui seu fuso de acionamento rotativo, ou seja, que são ativadas por um motor rotativo). Existem outros grupos, como ferramentas especiais como tesouras pneumáticas e serras, mas estes três são considerados os principais.

pneumaticas tmx ferramentas gerais

Exemplos Ferramentas Pneumáticas / TMX

MANUTENÇÃO

Evitando a ferrugem: a ferrugem pode aparecer em tubulações antigas. O profissional pode eliminar esta reação ao instalar um filtro de ar comprimido um pouco antes da ferramenta pneumática.

Lubrificação: o filtro deve ter, em pós-conexão, imprescindivelmente um lubrificador para adicionar uma névoa de óleo ao ar comprimido circulante. Este óleo é necessário para lubrificar o motor pneumático, principalmente durante o funcionamento contínuo. As unidades de manutenção devem ser conectadas o mais perto possível da ferramenta.

Seu tamanho tem que ser compatível com o fluxo de ar no ponto de captação. Se é desejada uma determinada pressão de serviço ou se devem ser compensadas flutuações da pressão causadas pela tubulação, pode ser instalado um regulador de pressão com um manômetro na unidade de manutenção, entre o filtro e o lubrificador.

importancia da lubricacao ferramentas penumaticas

Para que a ferramenta tenha a maior durabilidade possível, a preparação do ar comprimido tem que ocorrer em uma unidade de manutenção. Nas instruções de manuseio das ferramentas pneumáticas podem ser consultados mais detalhes sobre isso.

SEGURANÇA

  • Quando da utilização de ferramentas pneumáticas, faz-se necessário o uso de proteção facial para evitar acidentes nessa região do corpo.
  • O ar comprimido pode causar ferimentos graves. Não dirija o jato de ar comprimido contra si próprio ou contra terceiros.
  • Verifique periodicamente se os tubos e ligações estão desapertados ou danificados.
  • Alguns acidentes com ferramentas pneumáticas são provocados pelo chicoteamento da mangueira, quando há ruptura ou deslocamento da conexão. O operador deverá estar sempre alerta para uma possível quebra da broca, pois além da projeção de fragmentos de metal, esta quebra poderá desequilibrá-lo e provocar sua queda.
  • Antes de efetuar qualquer operação de manutenção ou reparação, deverá fechar previamente o sistema de ar comprimido, descarregar o ar residual existente na linha e destacar a máquina somente após a sua completa imobilização.
  • Sempre consulte o manual de instruções para uma boa aplicação e instalação dos acessórios.

Fonte: http://conectafg.com.br/pneumatica-o-que-e-e-suas-vantagens/

Oxigênio & Máquinas Jundiaí
No Comments

Post A Comment